Desilusão
Desilusão
Des ilusão
desconstruir a ilusão
ou seja, acabar com a ilusão criada, com a ideia pré-formada acerca de algo ou alguém, é a chamada tomada de consciência quando percebemos que não tínhamos toda a informação necessária para formar um conceito, uma ideia e automaticamente preenchemos essa lacuna com informação acerca de nós mesmos.
Assim se criam expectativas difíceis de atingir porque o outro não está em nós e o que esperamos encontrar no outro é aquilo que temos em nós dado ser campo previamente conhecido. O que não sabemos, o que desconhecemos no outro, nunca estamos preparados para receber por muito abertos que sejamos. A nossa mente pode ser mais ou menos permeável mas é preciso um grande auto-conhecimento e domínio para que não se ergam as barreiras de auto-defesa de cada vez que o outro não é o reflexo de nós mesmos.
Aqui começa a aceitação do outro. Também o outro vive com desilusões. Aceitar que somos diferentes com vidas diferentes assenta no preceito de que somos todos iguais. Todos os indivíduos são únicos e maravilhosos porque diversificados. Há que saber aceitá-los sem preconceitos nem juízos de valor. Sem ilusões, sem expectativas. Apenas como são. Agora. Sem perguntas.
Comentários
Enviar um comentário