Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2020

Solidão desejada

Imagem
Somos indivíduos, unos, sozinhos, colocados no Mundo entre iguais. Formamos várias células, normalmente a partir da principal - a família - e participamos em comunidades que por sua vez se integram na sociedade, interagindo de forma mais ou menos complexa, explicando de uma maneira simples. Embora sejamos considerados "um animal social" e tenhamos necessidade de interação social, é importante que cada um aprofunde conhecimento sobre si próprio para melhor socializar e procurar o papel a desempenhar. Neste sentido, faz bem ficar sózinho de vez em quando para promover o autoconhecimento através do silêncio, da reflexão, da introspeção. Quebrar bloqueios, perceber porque agimos de certa forma, porque reagimos a determinada atitude, perceber os nossos próprios receios e o nosso passado para entender a complexidade do presente e toda a sua teia. A maioria das pessoas não gosta de estar sózinho. E porquê ? Porque começa a enfrentar o seu eu. Não tendo com quem interagir, com quem f...
Imagem
O céu do Alentejo é maior do que o do meu quintal O azul infinito onde dançam nuvens em formas diversas é mais bonito O sol brinca às escondidas entre elas tornando-as mais ou menos espessas Aquele céu reflectido nas águas do Guadiana é uma imensidão de sonhos É um amor sem fim Um mundo cheio de projectos Uma esperança que não acaba Um livro em branco por escrever Uma sensação de liberdade interior Se o céu me dá asas ao pensamento, os campos nas suas várias tonalidades prendem-me os pés à terra recordam-me as brincadeiras de infância as correrias e diabruras com os primos trazem-me à memória os cheiros: a panela ao lume, o chá de tília, o arroz doce acabado de fazer... quase oiço o borreguinho junto às laranjeiras e as rãs a coaxar no tanque E à noite aquele céu fica maior ainda cabem nele os avós que já partiram e todos os cães que foram da família cabem os sonhos e todos os desejos que em cada estrela cadente foram pedidos.
Imagem
Como uma compreensão inexplicável, uma sensação interior, um rubor na face, um dejà vu, uma vida anterior, ... assim és tu em mim. Há algo que nos liga sem nos ligar mas que nos mantém nesta ligação. Podiam passar 30 anos que iria reconhecer o teu sorriso entre milhares. Rimos, brincamos e chateamos-nos, insultamos-nos, ficamos uns dias sem falar e quando voltamos está lá tudo ! Uma amizade tão boa, plena, de aceitação, de cumplicidade, arriscaria a dizer mesmo um amor tão grande assim é para sempre ! O meu abraço estará sempre aberto para comemorares as tuas conquistas ou lamentares as decepções inevitáveis da vida. Obrigado por estares sempre disponível para tudo o que há de bom e menos bom em mim. Só alguém que me conhece como tu sabe interpretar um silêncio meu. Quero-te para sempre na minha vida.
Imagem
Continuo à procura. Nem sei de quê. O que quer que seja, não encontro. Talvez não exista simplesmente. Às vezes complica-se o que é simples. Basta estar aqui assim, a ouvir música pelo youtube enquanto vou escrevendo qualquer coisa e já me sinto bem. E é isso que interessa, que nos sintamos bem connosco. Há quem ache que vivo uma vida sem sentido só porque não quero saber das horas do relógio, esse tempo criado pelo Homem. O que me interessa se são três da tarde e ainda não almocei ? o que é verdadeiramente importante vai-se fazendo sem tempo marcado. Interessa é sentir a felicidade a correr nas veias. O resto, é uma cabeça sempre a fabricar ideias tão rapidamente que nem dá tempo de pegar numa caneta e apontá-las num pedaço de papel. Por isso, sentir é a prioridade. Seja música, um sorriso, uma mensagem, um pensamento, um toque, tudo tem de ser sentido para ter valor.
Imagem
São cercas ! - essas palavras repetidas em horas infundadas Como arame farpado que se transpõe sempre com algum rasgo na pele Quando tudo é pedido o vazio invade cada recanto até a sombra chegar e se instalar... são nós apertados, asas cortadas, ninhos desfeitos Meu sol que me viste nascer, só a ti devo a luz do dia ! Vinde meu Rei !